sábado, 31 de agosto de 2013

Não!

É uma verdade: educar também é dizer "não". Digo algumas vezes "não" ao João. Não sei se digo vezes de mais, não sei se digo vezes de menos, não sei sequer se digo sempre que devo; mas digo! À conta disto, hoje tivemos - eu e o João -  aquilo a que eu chamo uma conversa muito elevada ;-).
João: posso comer uma chiclete (com o pacote na mão, e eu louvo porque ele pede sempre)? 
mamã: não João, só depois do almoço;
João: estou triste contigo; se não me deixares não te dou nada no Natal. Vou ter uma coisa para ti no Natal e assim não te dou. São as regras!;
mamã: (silêncio);
João: vou contar até 3; se não me deres eu vou esconder o que tenho para ti;
mamã: filho, já estou cansada de te ouvir;
João: eu é que estou cansado de te ouvir dizer: "não! não! não";
mamã: (silêncio);
João: eu não quero estragar as férias, tu é que estás a estragar as nossas férias (tantas vezes ouviu: "João, queres estragar as férias?" que agora é isto!??)!;
mamã: (silêncio);
João: toma lá as chicletes mamã; podes guardar por favor?
mamã: muito bem João, estás muito crescido. Dá cá 5!;
E foram dos "5" mais amorfos dele, mas eu cá adorei (e não foi por "ter ganho a bicicleta", que já não estou nessa)!

p.s. quando estávamos a almoçar, perguntei: "e o que é que vais comer depois de almoço, João? Resposta pronta: "não quero! quero um rebuçado". Resumindo: almoçou e até se esqueceu....

(orgulhoso em último grau!)