terça-feira, 23 de julho de 2013

Coisas do embevecimento

E sabes quando me sinto assim, João?


  • quando, com o jeito que só tu tens, me contas o teu dia (e como me transmites as tuas emoções);
  • quando me perguntas, com um interesse fora do tempo,: "mamã, como é que foi o teu trabalho, foi bom?" e rematas com um: "tive saudades tuas";
  • quando escolhes cada uma das tuas expressões inigualáveis - e normalmente escolhes a certa -, para cada momento (e eu não sabia que aos 4 anos se conseguia ter tanta expressividade);
  • quando te enterneces e com voz meiga e chorosa nos dizes que tens saudades deste ou daquele, disto ou daquilo (e eu não sabia que aos 4 anos cabia tanto num coração);
  • quando, com um engenho fora do tempo, te interessas e aventuras pelas coisas da aviação (num claro elogio ao teu pai);
  • quando inventas personagens sem fim para as tuas histórias mirabolantes (e eu longe de imaginar que 4 anos te trariam tanta criatividade);
  • quando me contas, de cor, as histórias dos teus livros (e eu longe de acreditar nesta fantástica memória);
  • quando te atrapalhas no teu próprio enredo e repetes sem parar: "sabes o quê?, sabes o qué?", até te orientares (e eu não sabia que 4 anos te trariam tanta perspicácia);
  • quando manipulas os nossos sentimentos porque sabes (antecipas) que te apanharemos em falso (e mais uma vez, a bendita da perspicácia); 
  • quando me abraças e dizes: "adoro-te muito" (e eu não sabia que o amor se multiplica assim)!

Quando és tudo isto! Quando conquistaste tudo isto em 4 anos e nós sempre a pedirmos mais! Pois hoje não te peço mais nada; apenas que continues a ser criança; apenas que continues a ser feliz!

(e quero lá saber se tenho de te chamar 5 vezes para vires para a mesa e se tenho de te dizer 10 vezes para ires à casa de banho!)


p.s. claro que sabes que apesar de ter sido eu a escrever isto, deste lado estão dois corações embevecidos. Só podia mesmo ser assim; és parte de nós!

O pai também também quer contribuir para esta lista de momentos "estrelados". Aqui fica o embevecimento visto pelo coração de pai, ao viverem os vossos momentos:
  • "quando repetes vezes sem conta “vá lá, vá lá, vá lá…”, e me deixas desarmado para negar (jogar à bola, playstation, wii, fazer Lego … );
  • quando pilotas os teus aviões e me fazes ir apanhá-los "milhares de vezes", para mais uma tentativa/viagem, fazendo-me arranjar "paciência" onde já não pensava haver."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.