quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Do crescimento

Quando regressamos ao mesmo cenário são inevitáveis as comparações: "arre burro", como ele cresceu num só ano! É, quase assustadoramente, diria eu, flagrante: nas atitudes, nas perguntas que faz e nas respostas que dá! Para o bem, e para o mal!

(e tantas vezes me tenho lembrado daquela coisa do fim da inocência. a ilustrar ficam dois episódio recentes que me deixam na dúvida: rio ou choro?

episódio 1
isto não mudou: o João adia até ao limite a perda de tempo que é fazer xixi. num desses episódios, em que debatíamos vontades, respondeu-me educadamente, mas "à letra":
mamã: João, tu precisas de fazer xixi, pensas que eu não te conheço?
João: mãe, acho que me conheces, mas eu não preciso de fazer xixi!
(é claro que precisava!)

episódio 2
lembro-me bem de quando uma "não acção" da minha parte servia para o João ficar um bocadinho a pensar no que teria feito; e resultava! a última vez que ensaiei o método ouvi uma nada educada resposta: "mamã, uu-uu, estás a dormir ou quê? parece que estou a falar chinês!)"

ai, ai! por agora rio!)