quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Do "quê"

Nos seus 5 anos de vida o João já viveu 6 férias "grandes" (?!?! who says  that?), 4 das quais em parques de campismo. Se das primeiras, em parque de campismo, não se lembra, e das duas seguintes, que não em parque de campismo, também não, das 3 últimas não só se lembra como teve voto na escolha. A mim não me custa nada perceber o que é que o move nesta escolha mas, apesar disso, observei bastante durante este dias que por lá estivemos para ir mais fundo nesta questão:
será que há mística por aqui? que "quê" é este?
E a resposta tive-a em 3 momentos bem diferentes: quando na piscina vi um jogo acontecer - e equipas e diversão funcionarem - superior a conhecimentos prévios, raça, credos, língua, extracto social ou qualquer outro rótulo; quando vi crianças, entre as quais o João, entenderem-se - e partilharem generosamente - em "conversas de surdos" (e aqui emocionei-me, confesso); e quando na quietude da pouco mais que madrugada, enquanto percorrida o parque, me apercebi da autenticidade das "gentes".

Acho que é isto. É esta a mística. É este o "quê"!

(o resto todos sabem: natureza, passarinhos, grilinhos, calma, salão de jogos, parque infantil, piscina, campo de jogos e animação q.b.!)